quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PTOLOMEU


Um dos mais influentes astrônomos e geógrafos do seu tempo, Ptolomeu, propôs a teoria geocêntrica que prevaleceu durante 1400 anos. Contudo, de todos os matemáticos da época, pode-se dizer que foi aquele cujo trabalho mais discussão e argumentação causou. Por exemplo, há quem diga que ele foi um grande matemático e quem defenda que ele não seria mais do que um soberbo expositor, havendo também quem argumente que ele cometeu um crime contra os seus colegas científicos ao trair a ética e a integridade da sua profissão.
Relativamente à sua vida, também pouco é conhecido. Fez observações astronômicas em Alexandria durante os anos 127 e 141, como podemos saber através de citações. Dessas citações também se tira que não viveu fora da cidade onde nasceu. O seu nome, Claudius Ptolomeu, reflete um misto de grego e romano, indicando assim a sua ascendência. 
A maior parte dos seus trabalhos encontram-se preservados e, entre eles, está sendo talvez o mais importante o Almageste, que é um tratado composto por treze livros. A própria origem do título é uma variante do original A Compilação Matemática, que depois seria escrita como A mais Grandiosa Compilação e só depois, numa tradução em árabe, Al-majisti, que deu forma ao seu nome atual.
O maior trabalho de Ptolomeu é a obra composta por oito livros de nome Geografia, na qual se tenta traçar um mapa do mundo conhecido, dando coordenadas dos locais mais importantes em termos de longitude e latitude. Claro que muitos erros foram escritos, mas pouco mais se poderia esperar, dada a raridade de material e a sua própria inexatidão.

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm202/personalidades.htm

Giulia Knopp e Rafaela Duarte  
8º ano A

1 comentários:

Escola Caldas Júnior disse...

Muitas informações importantes e relevantes.
Thiago Chies, Gabriel V. e Luis Henrique.

Postar um comentário