quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aritmética Egípcia

         Para a adição, bastava contar quantos símbolos havia de cada tipo e escrever o resultado final com todos os símbolos de cada um deles, cada dez símbolos iguais de cada potência de 10, por um símbolo da potência imediatamente superior.
        A multiplicação por 10 era feita atendendo apenas ao fato de cada símbolo representativo de uma determinada potência de 10 ser substituído pelo símbolo da potência imediatamente superior.
        Para a divisão e multiplicação geral, usava-se a regra do dobro.

       A regra do dobro consiste em sucessivas duplicações do número em causa, escrevendo na vertical tanto o dobro (potências de 2) como o valor da multiplicação desse dobro pelo multiplicando.
Exemplo:
Dividir 1120 por 80, ou como seria escrito, operar sobre 1120 para obter 80
       Este, aliás, é o problema 69 do Papiro de Rhind. Vamos escrever o problema tendo em conta quantas vezes se pode multiplicar 80 para obter 1120.  
                                                           1           80
                                                        \2        \160
                                                        \4        \320
                                                        \8        \640
                                                       ------------------  total
                                                        14        1120
      Temos assim que 80 x ( 2 + 4 + 8) = 1120 e portanto a soma dos dobros assinalados perfaz o quociente desejado.
     Para efetuar a divisão não exata, adicionavam-se os dobros até que o número obtido diferisse do número que se queria, menos que o multiplicando.
    Como última observação, a regra do dobro baseia-se no fato de que todo o natural pode ser expresso, de forma única, como soma de potências de 2.

Dupla:Carolina e Aline 
Turma: 8° ano A

7 comentários:

Escola Caldas Júnior disse...

muito bom parabéns Rafael e Erik

Escola Caldas Júnior disse...

Interessante Jair e everton.

Escola Caldas Júnior disse...

Legal. Lucas e Pellenz

Escola Caldas Júnior disse...

Excelente o trabalho, parabéns!! Chauane e Rafaela.

Escola Caldas Júnior disse...

Muito interessante, explicaram super bem, ótimo trabalho!
Julia e Joana

Escola Caldas Júnior disse...

Bom trabalho, parabéns!!

Giulia e Rafaela

Escola Caldas Júnior disse...

Muito boa essa explicação. Attala e Camila

Postar um comentário