quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pappus

Foi o último dos geometras gregos e um dos seus teoremas é citado como sendo  a base da geometria moderna .
O nosso conhecimento sobre a sua vida é praticamente nulo, sendo que as datas apresentadas advêm de referência bibliológica ao seu nome e aos seus efeitos .
A parte destes detalhes, pouco mais se sabe. Aparentemente, viveu em Alexandria tosa a sua vida e talvez tenha sido encorajado a estudar certos problemas matemáticos por um amigo chamado Húrius e tenha ensinado numa escola de Alexandra .
Os seus mais importantes legados em geometria foram a Sinagoga e a Colecção Matemática sendo este último um grupo de oito livros que provavelmente foi escrito por partes , pois cada livro trata de diferentes tópicos e cada um conta com a sua própria introdução e com notas históricas sobre o assunto.
Assim , o primeiro livro , que se encontra perdido, trata de assunto de aritmética e as partes do segundo que sobrevivem ao tempo tratam do método de de apolônio, diferente a ''grandes'' números. O método expressa números como potências de 10.000 .
O terceiro livro da coleção está dividido em quatro partes. A primeira parte é refente ao problema de encontrar duas médias proporcionais entre duas linhas retas dadas . Na segunda segue-se a construção das médias aritmética , geométrica e harmônica. Na terceira parte é descrita uma coleção de paradoxos, aos quais são dados créditos. Finalmente, a quarta parte mostra como cada um dos cinco poliedros regulares pode ser inscrito numa esfera.

Gabriel Oliveski  e Matheus
8º ano A 

2 comentários:

Escola Caldas Júnior disse...

muito legal eduardo e henrique

Escola Caldas Júnior disse...

Parabens belo trabalho *-*
Amanda e Juliana

Postar um comentário